terça-feira, 14 de abril de 2009

AS POTENCIALIDADES DA ESCRITA


A escrita possui inúmeras potencialidades, constituindo-se uma forma privilegiada para registar sentimentos, realidades e acontecimentos.
A escrita permite manter uma privacidade que a linguagem falada não oferece, por poder ser resguardada só para quem escreve, escolhendo este quem deve ou não ter acesso ao seu escrito. Ela, também, se caracteriza pela sua perenidade, sobrevivendo e durando muito mais do que o próprio escritor, não estando, como a linguagem falada, à mercê da memória das pessoas, que, mais cedo ou mais tarde, se adultera ou extingue.
A escrita é uma actividade criativa de produção, em que o escritor dá uma parte de si mesmo, transferindo-a para o papel, em prosa ou em poesia, libertando angústias e medos, celebrando sensações, alegrias e êxitos ou, simplesmente, registando opiniões e acontecimentos. Por estes motivos, a escrita também pode ser vista como um exercício saudável e/ou terapêutico, sem custos adicionais.
Num país onde se lê e escreve cada vez menos - é dever dos pais, professores e próprios alunos criar condições necessárias para que se escreva. O trabalho de texto deve ser cada vez mais sobrevalorizado na escola. E se o computador resolve o problema da caligrafia e ajuda na ortografia, não há computador que substitua a criatividade e a imaginação, a organização das ideias, a estruturação das frases, a pontuação e a utilização do discurso directo. O professor deve criar nos alunos uma exigência cada vez maior perante a escrita, fazendo-os sentir uma insatisfação constante diante do texto. São essa exigência e insatisfação que os levarão a ler e a reler o texto, tantas vezes quantas forem precisas, para melhorar o produto final.
A escrita não deve ser sentida como uma imposição. Mais importante que a escrita obrigatória é aquilo que se escreve por iniciativa própria. É necessário que todos os jovens tenham oportunidade de escrever livremente e de experimentarem múltiplas situações de escrita na escola e fora dela: textos de opinião, descrições, poemas, retratos, biografias, notícias, cartas, entrevistas…. É escrevendo livremente que se adquire gosto pela escrita; é experimentando diferentes tipos de escrita que se aprende a utilizar a escrita em vários contextos.
Por todas as razões apontadas, apelo à vossa participação não só no Concurso Literário já em decurso, como também no Jornal e nosso blog. Estas actividades constituem-se como óptimos veículos para o reconhecimento público dos vossos trabalhos, para a revelação de talentos, que de outra forma seriam subaproveitados e, principalmente, para a criação de atitudes e hábitos necessários ao vosso desenvolvimento pessoal e social - valores desejáveis numa sociedade democrática!

Anabela Gonçalves ( profª de Língua Portuguesa- 3º Ciclo)

1 comentário:

Anónimo disse...

a senhora prof. dava para minha concelheira gostei do texto que escreveu continuem com o blog esta espetacular.
carlos 8ºB nº4