quarta-feira, 27 de maio de 2009

Semana das Línguas

Na próxima semana, nos dias 2, 3 e 4 de Junho, irá decorrer na nossa escola uma actividade subordinada ao tema «SEMANA DAS LÍNGUAS», onde a exposição de elementos variados relativos aos três países de origem das Línguas leccionadas no Agrupamento terá lugar.


Os temas expostos serão os mais variados, como por exemplo: Geografia; Cultura; Tradição; História; Heráldica; Literatura; Música; Fotografia; Culinária; Cinema, etc.


Também haverá exposição de trabalhos realizados pelos alunos, bem como uma ementa especial, na nossa cantina, feita à medida de cada país que pretendemos representar.


Esperamos com isto alargar o conhecimento dos nossos alunos sobre aspectos das diferentes culturas e civilizações: Portuguesa, Inglesa e Francesa, bem como, sensibilizá-los para o estudo das diferentes línguas e culturas.







Esperamos por ti!
We are waiting for you!
Nous t'attendons!
O Departamento de Línguas

sábado, 23 de maio de 2009

A Amizade


A confusão de diversos sentimentos fazem-na querer desaparecer do seu mundo baralhado. A paixão ou talvez o afecto, à mistura com a ternura, a raiva, a fúria e a tristeza tomam conta dela. A preocupação daquele estado incomodativo fazem-na perder o controle, mudando assim o seu humor!
O sentimento ambíguo que sente por aquele «ser» importante faz com que ela se sinta pior. Envolve-se também o mistério de que ela já se farta, embora continue a achar piada às declarações feitas. O tempo passa e a angústia aumenta ainda mais. Entretanto, começa a perder a noção do que sente e do que quer.
As saudades, o cheiro, os risos, os olhares, as infantilidades e, acima de tudo, a confiança perante aquilo que os une, faz-lhe imensa falta.
Ela não esperava aquela atitude por parte dele. A mentira trouxe-lhe a mágoa inevitável. Depois, calmamente, com a cabeça fria, recorda outra vez a cena da maldita mentira e conclui que aquilo que lhe subjaz não constitui motivo suficientemente forte para os separar. Ela sofreu um pouco com toda aquela equívoca situação, mas sofrerá ainda mais sem ele. Ele é demasiado importante na sua vida…




Cristiana Monteiro, nº 6, 9º A
Projectos de Vida


Não sei o que é isso!
Sinto-me à deriva…
Numa praia esquecida!
Num mundo submisso!

Não tenho ambições,
Alimento-me de paixões,
Umas para esquecer!
Outras para viver!
Muitas memoráveis!

Quando me perguntam «o que quero ser»,
Não respondo e fico perturbado,
Sei que ando baralhado,
Mas hei-de aprender a viver!

[…]

Fernando Dias , nº 7, 8ºB

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Protect the Environment


People throw rubbish onto the ground; humans have done to planet earth a lot of harm: pollution of the air, water and soil. And we also use CFC´s. There are more natural catastrophes: Earthquakes, tsunamies, droughts and floods.
Burning fossil fuels causes more carbon dioxide that destroys the ozone layer and cause the greenhouse effects. Nuclear energy, dumping, mines, garbage, it all destroys the planet.
My opinion is that people do not have the slightest idea of the problems that this causes. To protect it and make it a better place to live in we should make campaigns, to alert people to wake up for reality.
People must not pollute the air, water and soil and dumping into rivers, streams and oceans and have an ecological attitude.
You should use renewable energy, biodegradable, products, separate your garbage.
I´m not convinced that the people will start respecting the ambient, because they do not want to learn, because it´s too much trouble and human beings are very selfish.



Trabalho elaborado por: Paula 9ºA, nº13